A rinite é uma inflamação da mucosa nasal. É uma doença que pode ser causada por vírus, bactérias, fungos, ser decorrente de processos alérgicos, mudança de temperatura, medicamentos e irritação por fatores ambientais (poluição, produtos químicos e cigarro).
Os sintomas podem acontecer todos ao mesmo tempo ou predominar algum deles:
– Obstrução: sensação de nariz entupido;
– Prurido: nariz que coça e espirros;
– Secreção: saída de secreção (clara ou esverdeada), escorrimento nasal.
Quando muito frequente, pode levar a sinusite, dor de cabeça, dor de ouvido e outras repercussões em vias aéreas superiores. Situações como gripes e resfriados podem vir acompanhadas de rinite temporária de intensidade variável. Em dias secos, é muito importante manter a mucosa nasal hidratada, para isso, utilize solução de soro fisiológico com frequência e estimule ingestão adequada de líquidos.
Se a rinite é de causa alérgica, pode vir acompanhada de outros sintomas de alergia como asma e dermatite. Os ácaros e o pólen são os principais envolvidos nesse processo. Um quadro de rinite alérgica não tratada pode desencadear uma crise de asma. Para se reduzir as repercussões da rinite alérgica, alguns cuidados são importantes:
– Deixe os ambientes secos e arejados;
– Reduzir à exposição de ácaros — evitar cortinas, bichos de pelúcias, tapetes, carpetes e almofadas;
– Preferir pisos lisos e fáceis de limpar;
– Proteger colchões e travesseiros com material antialérgico ou plástico para evitar o acúmulo de poeira e trocar as roupas de cama com frequência;
– Em alguns casos, pode ser necessário afastar os animais de estimação.