Posso amamentar meu filho que nasceu prematuro?

Sim, é possível amamentar prematuros. Aliás, os prematuros são os bebês que mais se beneficiam do leite materno, pois ele ajuda a protegê-los de infecções. 

Para a maioria dos prematuros, mamar no peito é um aprendizado gradativo, que pode ser lento. Tudo vai depender do tamanho do bebê e de seu estado geral de saúde. 

No começo, pode ser que o bebê não tenha força suficiente para sugar o seio. Ele vai precisar de tempo para que sua capacidade de sucção e de digestão terminem de se desenvolver. É possível também que a criança fique muito cansada ao mamar. 

Mesmo que o bebê não consiga mamar por conta própria, você pode tirar seu leite com uma bombinha ou com a mão mesmo. Procure saber se há um banco de leite na maternidade ou perto dela. 

Muitas vezes, profissionais do banco de leite orientam as mães de prematuros a ordenhar o leite com frequência para firmar a produção, para quando o bebê já for capaz de mamar sozinho. A estratégia é duplamente benéfica: o leite ordenhado é doado a bebês, muitas vezes prematuros também, cujas mães por algum motivo não puderam ordenhar. E, quando seu filho estiver forte o bastante para mamar, você vai ter bem menos dificuldade de produzir leite para ele. 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp