Diminuir o consumo de açúcares de maneira geral. Não colocar açúcar, mel ou doces na chupeta. Alimentação exclusivamente no peito materno nos primeiros meses. Quando se utiliza mamadeira não deixá-la muito tempo na boca do bebê. Os medicamentos sob forma de xarope contém açúcares; da mesma forma que os refrigerantes com gás. Deve-se escovar os dentes da criança depois de sua alimentação. As pastas de dentes devem ser apropriadas para a idade da criança. A escovação suave deve ser feita desde que aparecem os dentes (ao redor dos 6 meses). As pastas tipo adulto poderá ser incorporada quando a criança puder cuspir corretamente. A prática continuada e desmedida da chupeta (ou a sucção do dedo) depois dos dois anos, pode levar a deformações palatinas e a problemas de oclusão. Dos dois aos seis anos a criança precisa de ajuda e vigilância para a escovação. A medida que vai aprendendo a técnica deve-se ir diminuindo a ajuda e aumentando o controle.
Limpe os dentes de seu filho com uma escova macia e fio dental todas as noites. A partir dos 7 anos comece a treinar seu filho no uso de escova e do fio dental, para que, quando chegar aos nove anos, execute a limpeza sozinho.
Não dê ao seu filho produtos açucarados entre as refeições. Explique à criança que alimentos e bebidas com açúcar estragam os dentes.
A criança deve receber flúor desde o nascimento se a água da cidade não for fluoretada.
Sendo possível, a partir dos 3 anos, peça a um dentista para fazer a limpeza profissional nos dentes de seu filho e aplicar flúor. Isto aumenta não só a segurança da prevenção das cáries, como também o do não aparecimento de inflamação na gengiva.
Como escovar os dentes da criança?
Use uma escova pequena e com cerdas macias. Faça movimentos circulares ou movimentos ondulados em todas as superfícies dos dentes, particularmente onde o dente encontra a gengiva.
Deve-se utilizar pequena quantidade de pasta sem flúor (equivalente a uma ervilha). A pasta com flúor só deve ser utilizado quando a criança aprender a cuspir.