O que é hipertensão arterial ou pressão alta? É quando a pressão que o sangue faz na parede das artérias para se movimentar é muito forte, ficando acima dos valores considerados normais. Engana-se quem acredita que a hipertensão é um problema causado apenas em adultos e idosos. Crianças e adolescentes também podem desenvolver a doença, por isso a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento contínuo são muito importantes.
Causa principais:
Primária: Não tem uma causa definida. Ocorre com mais frequência quando a família da criança tem história de hipertensão, com ou sem outros fatores de risco, como obesidade e sedentarismo. A questão da raça é outro fator que pode aumentar a chance do desenvolvimento da doença. Pessoas negras são mais propensas a ter problemas de pressão alta.
Secundária: Causada por doenças que aumentam a pressão sanguínea nas artérias, como doenças renais, endócrinas (das glândulas) e cardíacas.
Apenas no Brasil, 6% das crianças e adolescentes tem hipertensão e o que é pior, muitas não sabem que tem! Outro vilão que acomete essa população é a obesidade infantil. Crianças obesas tem até 8 vezes mais chances de desenvolverem hipertensão, seguido do colesterol elevado e do diabetes.
— Tontura;
— Falta de ar:
— Palpitação;
— Enjôos e náuseas;
— Dor de cabeça frequente;
— Cansaço inexplicável;
— Problemas cardíacos;
— Alterações na visão.
Na maioria das vezes as crianças não apresentam sintomas, por isso é preciso que os pais ou responsáveis fiquem atentos, e lembrem-se da importância da medição da pressão em todas as consultas médicas!
Tratamento
O tratamento e acompanhamento da pressão alta são realizados por toda a vida, por isso o médico e a equipe multiprofissional são fundamentais. A mudança de hábitos alimentares, a prática regular de atividade física e a medicação, quando necessária, são importantes e devem ser contínuas não devendo ser abandonadas mesmo que os valores da pressão tenham sido normalizados, a não ser por orientação médica.