A aveia é um cereal altamente nutritivo. Além de proporcionar mais saciedade, é fonte de carboidrato, de vitaminas e minerais. Ela contém fibra solúvel e insolúvel.
Muito se tem estudado sobre a fibra solúvel β-glicanos encontrada na aveia. O consumo regular de aveia exerce influência no metabolismo como a estabilização concentrações de glicose e insulina. Essa fibra aumenta a excreção de ácidos biliares pelas fezes e, em decorrência, diminui os níveis séricos de colesterol total e LDL-colesterol. A ingestão de aveia auxilia, também, a controlar a glicemia sérica em portadores de diabetes.
Outro benefício da aveia: causa saciedade por retardo do esvaziamento gástrico e, em conseqüência diminui o consumo de alimentos ricos em calorias, o que contribui para a perda de peso.
Essa fibra é comercializada em forma de flocos, farelo e farinha. Os flocos contêm todos os componentes da aveia. O farelo é a película que reveste o grão. Ele é especialmente rico em fibras (βglicanos). A matéria-prima da farinha é a parte interna do grão, menos rica em fibras, em comparação ao farelo e aos flocos.
Dica de consumo: em iogurtes, vitaminas, sopas e saladas de frutas. Experimente também utilizar os flocos para preparar granola caseira: basta misturá-los com castanhas, frutas secas e outros cereais, como flocos de arroz ou de milho.