1. Reduza os atrasos e comunique o tempo:
· Se possível, reduza ao mínimo os tempos de espera.
· Use timers, relógios, controladores de tempo ou outros dispositivos que mostrem o tempo quando houver limites de tempo para a realização de tarefas.
2. Comunique informações importantes:
· Coloque lembretes, dicas, sugestões e outras informações-chave em pontos críticos no local para lembrar à criança ou ao adolescente o que deve ser feito.
3. Trabalhe a motivação:
· Use sistemas de símbolos, programas de recompensa, privilégios ou outros reforçadores para ajudar a motivar a criança ou o adolescente com TDAH.
4. Trabalhe na resolução dos problemas:
· Tente reduzir os problemas mentais a problemas físicos ou tarefas manuais, em que as peças do problema possam ser manipuladas para se encontrar soluções ou criar novas ideias.
5. Use o retorno imediato:
· Aja rapidamente após o comportamento para proporcionar um retorno positivo ou negativo imediato.
6. Aumente a responsabilidade em relação aos outros:
· Faça a criança ou o adolescente ser explicitamente responsável por alguém durante o dia (ou durante alguma tarefa ou local) quando for preciso.
7. Use recompensas mais visíveis e artificiais:
· As crianças e adolescentes com TDAH necessitam de incentivos mais fortes para motivá-los a fazer o que os outros fazem com pouca motivação externa por parte de outras pessoas.
· Você pode precisar usar recompensas como alimentos, brinquedos, privilégios, símbolos, dinheiro ou outros materiais para ajudar a motivá-los a trabalhar.
8. Mude periodicamente de recompensa:
· As pessoas com TDAH parecem se entediar facilmente com algumas recompensas, por isto, ocasionalmente você poderá precisar encontrar novas recompensas para manter o programa interessante.
9. Toque mais, fale menos:
Quando você precisar dar uma instrução, aprovação ou reprimenda:
· Vá até a criança ou adolescente.
· Toque-o na mão, no braço ou no ombro.
· Olhe-o nos olhos.
· Declare brevemente o que quer comunicar.
· Depois encoraje a criança ou adolescente a repetir o que você acabou de dizer.
10. Aja, não fale demais:
· Proporcione consequências mais imediatas para lidar com o bom e o mau comportamento em vez de ficar falando sem parar no assunto, resmungando ou fazendo longos discursos moralizadores sobre o problema.
11. Negocie em vez de impor:
Siga estes seis passos para uma negociação efetiva do problema:
· Defina o problema: escreva-o e mantenha os membros da família informados da tarefa.
· Gere uma lista de todas as possíveis soluções. (Não são permitidas críticas neste estágio).
· Depois que todas as soluções tiverem sido listadas, deixe cada pessoa criticar brevemente cada possibilidade.
· Escolha a opção mais agradável.
· Torne a opção escolhida um contrato de comportamento (todos os membros da família devem assiná-lo).
· Estabeleça penalidades pela quebra do contrato.
12. Conserve seu senso de humor:
· Descubra o humor, a ironia, a frivolidade ou as coisas cômicas que acontecem na vida diária e sorria com o seu filho sobre isso.
13. Use as recompensas antes da punição:
Você quer mudar um comportamento problemático?
· Identifique o comportamento positivo ou pró-social que você quer para substituir o comportamento problemático.
· Recompense generosamente (elogie, aprove) o novo comportamento toda vez que observá-lo.
· Após uma semana fazendo isto, use uma punição leve (uma saída, a perda de um símbolo ou privilégio) quando o comportamento problemático alternativo ocorrer.
14. Antecipe os ambientes problemáticos (especialmente para crianças pequenas) e elabore um plano de transição:
· Antes de iniciar uma nova atividade ou antes de entrar em um novo lugar, pare!
· Reveja duas ou três regras que a criança precisa obedecer.
· Faça a criança repetir as regras.
· Estabeleça um incentivo ou recompensa.
· Estabeleça a punição que será usada.
· Dê à criança algo ativo para fazer na tarefa ou no novo local.
· Comece a tarefa (ou entre no novo local) e então siga o seu plano.
· Recompense-a durante toda a tarefa ou atividade.
15. Mantenha um senso de prioridades:
· Siga aquele ditado popular Não se desgaste por pouco. Grande parte do que pedimos às crianças ou adolescentes fazerem são coisas pouco importantes e tediosas no esquema maior do seu desenvolvimento.
· Concentre seus esforços nas atividades e tarefas importantes, que mais importam a longo prazo (escola, relação com os pares, etc.), e não nas tarefas menores, menos importantes (limpar, catar coisas, etc.), que pouco contribuem para o desenvolvimento a longo prazo.
16. Mantenha uma perspectiva da deficiência:
· O TDAH é um transtorno neurogenético; seu filho não escolheu ser assim.
17. Pratique o perdão:
· Pratique o perdão (de seu filho, de você mesmo ou dos outros que possam interpretar mal o comportamento de seu filho).