17 grandes ideias para lidar com crianças e adolescentes com TDAH

1. Reduza os atrasos e comunique o tempo:

·  Se possível, reduza ao mínimo os tempos de espera.

·  Use timers, relógios, controladores de tempo ou outros dispositivos que mostrem o tempo quando houver limites de tempo para a realização de tarefas.

2. Comunique informações importantes:

·  Coloque lembretes, dicas, sugestões e outras informações-chave em pontos críticos no local para lembrar à criança ou ao adolescente o que deve ser feito.

3. Trabalhe a motivação:

·  Use sistemas de símbolos, programas de recompensa, privilégios ou outros reforçadores para ajudar a motivar a criança ou o adolescente com TDAH.

4. Trabalhe na resolução dos problemas:

·  Tente reduzir os problemas mentais a problemas físicos ou tarefas manuais, em que as peças do problema possam ser manipuladas para se encontrar soluções ou criar novas ideias.

5. Use o retorno imediato:

·  Aja rapidamente após o comportamento para proporcionar um retorno positivo ou negativo imediato.

6. Aumente a  responsabilidade em relação aos outros:

·  Faça a criança ou o adolescente ser explicitamente responsável por alguém durante o dia (ou durante alguma tarefa ou local) quando for preciso.

7. Use recompensas mais visíveis e artificiais:

·  As crianças e adolescentes com TDAH necessitam de incentivos mais fortes para motivá-los a fazer o que os outros fazem com pouca motivação externa por parte de outras pessoas.

·  Você pode precisar usar recompensas como alimentos, brinquedos, privilégios, símbolos, dinheiro ou outros materiais para ajudar a motivá-los a trabalhar.

8. Mude periodicamente de recompensa:

·  As pessoas com TDAH parecem se entediar facilmente com algumas recompensas, por isto, ocasionalmente você poderá precisar encontrar novas recompensas para manter o programa interessante.

9. Toque mais, fale menos:

Quando você precisar dar uma instrução, aprovação ou reprimenda:

·  Vá até a criança ou adolescente.

·  Toque-o na mão, no braço ou no ombro.

·  Olhe-o nos olhos.

·  Declare brevemente o que quer comunicar.

·  Depois encoraje a criança ou adolescente a repetir o que você acabou de dizer.

10. Aja, não fale demais:

·  Proporcione consequências mais imediatas para lidar com o bom e o mau comportamento em vez de ficar “falando sem parar no assunto”, resmungando ou fazendo longos discursos moralizadores sobre o problema.

11. Negocie em vez de impor:

Siga estes seis passos para uma negociação efetiva do problema:

·  Defina o problema: escreva-o e mantenha os membros da família informados da tarefa.

·  Gere uma lista de todas as possíveis soluções. (Não são permitidas críticas neste estágio).

·  Depois que todas as soluções tiverem sido listadas, deixe cada pessoa criticar brevemente cada possibilidade.

·  Escolha a opção mais agradável.

·  Torne a opção escolhida um contrato de comportamento (todos os membros da família devem assiná-lo).

·  Estabeleça penalidades pela quebra do contrato.

12. Conserve seu senso de humor:

·  Descubra o humor, a ironia, a frivolidade ou as coisas cômicas que acontecem na vida diária e sorria com o seu filho sobre isso.

13. Use as recompensas antes da punição:

Você quer mudar um comportamento problemático?

·  Identifique o comportamento positivo ou pró-social que você quer para substituir o comportamento problemático.

·  Recompense generosamente (elogie, aprove) o novo comportamento toda vez que observá-lo.

·  Após uma semana fazendo isto, use uma punição leve (uma saída, a perda de um símbolo ou privilégio) quando o comportamento problemático alternativo ocorrer.

14. Antecipe os ambientes problemáticos (especialmente para crianças pequenas) e elabore um plano de transição:

·  Antes de iniciar uma nova atividade ou antes de entrar em um novo lugar, pare!

·  Reveja duas ou três regras que a criança precisa obedecer.

·  Faça a criança repetir as regras.

·  Estabeleça um incentivo ou recompensa.

·  Estabeleça a punição que será usada.

·  Dê à criança algo ativo para fazer na tarefa ou no novo local.

·  Comece a tarefa (ou entre no novo local) e então siga o seu plano.

·  Recompense-a durante toda a tarefa ou atividade.

15. Mantenha um senso de prioridades:

·  Siga aquele ditado popular “Não se desgaste por pouco”. Grande parte do que pedimos às crianças ou adolescentes fazerem são coisas pouco importantes e tediosas no esquema maior do seu desenvolvimento.

·  Concentre seus esforços nas atividades e tarefas importantes, que mais importam a longo prazo (escola, relação com os pares, etc.), e não nas tarefas menores, menos importantes (limpar, catar coisas, etc.), que pouco contribuem para o desenvolvimento a longo prazo.

16. Mantenha uma perspectiva da deficiência:

·  O TDAH é um transtorno neurogenético; seu filho não escolheu ser assim.

17. Pratique o perdão:

·  Pratique o perdão (de seu filho, de você mesmo ou dos outros que possam interpretar mal o comportamento de seu filho).

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