Com o retorno das aulas, papais e mamães voltam a ter a preocupação de elaborar uma lancheira saudável para os seus filhos. Pensando nisso, a pediatra Dra. Maria das Graças Garcez elaborou 20 (vinte) dicas que farão a alimentação dos pequenos, mais nutritiva e gostosa.
1. Para conservação do lanche é recomendável prepará-lo bem próximo do horário da saída para a escola.
2. As lancheiras devem ser de material térmico, resistentes e laváveis. Verifique se consta na etiqueta o certificado de que são térmicas. Geralmente o material é branco, macio, resistente a interferências térmicas do ambiente.
3. É aconselhável colocar na lancheira uma bolsa térmica, retirada de um freezer, para se manter a temperatura. Essa bolsa, lavada após o uso e recolocada em freezer, poderá ser reutilizada.
4. Os sucos naturais devem ser levados em garrafas térmicas, porque mantêm a temperatura e impedem a perda de vitaminas.
5. As frutas constituem parte importante do lanche. São fundamentais para a saúde. A necessidade diária para o pré-escolar e o escolar é de cinco porções por dia, das quais uma ou duas incluídas no lanche escolar. Solicite participação da criança na escolha de fruta.
6. Bolos são boas opções, desde que sem recheio e cobertura. Eles devem ser embrulhados em papel alumínio.
7. As porções oferecidas precisam ser moderadas: se o lanche for composto por biscoitos ou bolachas não coloque na lancheira o pacote inteiro. Três a cinco unidades são suficientes.
8. Achocolatados possuem muita gordura e açúcar, podem ser consumidos eventualmente. Evite adicionar açúcar, pois eles já estão, suficientemente, adoçados.
9. Deixe um dia da semana livre para a criança escolher alimentos de sua preferência.
10. Em dias muito quente redobre o cuidados com os alimentos que necessitam de controle de temperatura. evite a opção por iogurtes, leites fermentados, lanches com queijo e frios ou por produtos que necessitam de refrigeração. nesses períodos é melhor preparar a merenda com produtos industrializados ou recorrer a lancheiras térmicas, que assegurem uma temperatura próxima da ideal.
11. Uma dica para manter a bebida fria é deixa-la na geladeira antes de colocá-la na lancheira.
12. Uma bebida que não pode faltar na lancheira, e que deve ser oferecida em abundância, é água. Apesar de as crianças preferirem refrigerantes e sucos, que contêm muito açúcar, estimule-as a beberem água sempre que estiverem com sede. Coloque uma garrafinha de água na mochila.
13. Prefira sanduíches de pão integral.
14. Embale o sanduíche em papel filme, para que seu aroma não interfira no restante do lanche.
15. Inclua leite e seus derivados, ricos em cálcio e excelentes fontes de proteína.
16. Após a volta das aulas é necessário conversar com a criança sobre o seu dia na escola, sobre a hora do lanche, inclusive. Pergunte se comeu todo o lanche, caso contrário, o que aconteceu, de que ela não gostou. É recomendável verificar na lancheira o que voltou. Aproveite esse horário para fazer a limpeza da lancheira, passando um pano com água e álcool. No fim de semana, a limpeza deve ser mais completa, á base de água e detergente .
17. Na elaboração dos cardápios leve sempre em conta a variedade de cores, pois, quanto mais colorida a refeição, mais atraente e nutritiva ela será.
18. Uma opção nutritiva para os lanches é a inclusão de legumes e verduras (tomate, alface, cenoura, e beterraba ralada, cebola, seleta de legumes etc.), assim o lanche será bem parecido com uma refeição completa.
19. Após a volta das aulas é necessário conversar com a criança sobre o seu dia na escola, sobre a hora do lanche, inclusive. Pergunte se comeu todo o lanche, caso contrário, o que aconteceu, de que ela não gostou. É recomendável verificar na lancheira o que voltou. Aproveite esse horário para fazer a limpeza da lancheira, passando um pano com água e álcool. No fim de semana, a limpeza deve ser mais completa, à base de água e detergente.
20. Lembre-se: além de escolher opções saudáveis, escolha uma lancheira prática, alegre e bonita, da qual seu filho goste. Peça que ele a ajude a montar a lancheira. Torne divertida a tarefa!